Aumentando a cobertura da rádio FM

Um aspecto particularmente importante para o alcance das transmissões de FM, é devido ao fator que a potência de um sinal não depende do nível de modulação, mas sim da Constância em sua amplitude.

O sinal estéreo é obtido mediante uma sub-banda de 38 kHz que modula em amplitude pelo sinal composto L-R, se esta banda chega fraca aos receptores produz uma distorção e ruído de fundo o que impede uma recepção perfeita. Em termos gerais o ruído na sub-portadora de 38 kHz marca o final da área de cobertura de uma rádio de Fm estéreo.

Porem isto não é levado em consideração pelos engenheiros e técnicos, que na maioria das vezes desconhecem as melhorias e efeitos que um bom processador produz em áreas pobres de sinal.

 

O Processador Stereo Tool FM Box pode compensar problemas e deficiências do transmissor e antenas. Isto quer dizer que quanto mais se puder aumentar a Constância do sinal modulado, sem gerar ruído de fundo (noise-free) e também ter um controle preciso de   Sobre Modulação (overshoots) causado normalmente por STL’s de qualidade duvidosa e Codecs de áudio de baixa qualidade.

O resultado será um sinal muito mais estável, constante e limpo! Que como consequência produz um aumento de ganho que pode chegar até 5db.

Um bom processador de áudio digital (Stereo Tool FM Box) garante esta melhora com uma perfeita sincronização das subportadoras (subcarries).As subportadoras são combinadas em uma única operação digital; desta maneira não são gerados ruídos na modulação (noise-free) O resultado final é a total ausência de variações (drift).

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo