Audio Sobre IP

O protocolo de áudio sobre Ip está presente cada vez mais no cenário das rádios e TV’s.
A qualidade não é mais questionável! O conceito de se usar o áudio em rede via Ip tem demonstrado cada vez mais força dentro da moderna infraestrutura de telecomunicações. Sua funcionalidade demonstra capacidade de oferecer o mesmo ou melhor funcionalidade do que tecnologias anteriores.


Os primeiros Codec’s por Ip tinham o desafio de engenharia de compensar as perdas imprevisíveis das redes de computadores públicas. Em especial para a transferência de arquivos de computador.


Método conhecido como:
TCP (Transfer Control Protocol) que era usado para garantir a chegada de dados enviados.
Em especial áudios com boa qualidade! Porém o áudio em tempo real não funciona como um arquivo de dados. Nossos ouvidos são extremamente sensíveis a qualquer atraso!
Mesmo razoavelmente curtos um protocolo de transferência envolve o reconhecer o recebimento de todos os pacotes de Ip. Isto não era seguro devido a velocidade da taxa de transferência da época que podia variar muito e falhar devido ao nível de congestionamento encontrado nas redes.


Naquela época os codec’s somente conseguiam regenerar uma pequena quantidade de áudio que era praticamente indistinguível, 90% do fluxo (streaming) de bits originais no eram perdidos. Isto produzia um efeito muito conhecido chamado de jitter: que era quando o tempo dos pacotes de Ip chegavam em tempos diferentes, mesmo que fosse em milisegundos.


Evolução:
RTP (Real Time Protocol) para transmissão de áudio:
Os fabricantes de codec’s de áudio passaram a usar um protocolo diferente. Que era semelhante ao UDP User Datagram Protocol. Onde os pacotes de Ip são transmitidos à medida que são produzidos e também incluía o reconhecimento de informações e organização dos pacotes, também não tentava reenviar nenhum pacote perdido no caminho, ou ajustar a velocidade do link, os pacotes perdidos eram ignorados. Um buffer foi adicionado na memória dos codec’s, assim os pacotes poderiam ser armazenados e reordenados para a sequência de envio original através de um corretor de erros chamado Forward Error Correction.
Os fabricantes de codec’s analisaram que para uma transmissão de conversa bidirecional o atraso não poderia ser superior a 0,75 segundos, ou as conversas se tornaria desconcertantemente elípticas!

Significa: Omissão de uma ou várias palavras que prejudica o sentido da frase.
 

Para link estúdio transmissor descobriu-se que ter um atraso não afetava a transmissão, desde que o caminho fosse unidirecional. O mais importante era que chegasse sem perdas de pacotes de Ip para não danificar o áudio.
Os Codec’s AoIP a agora são capazes de substituir links de 950 MHz com muita eficiência através de rádios dedicados ou muitas vezes usando a internet pública.

 

Um exemplo disto é o REDUNDIX da Barix. Trabalha melhorando a qualidade do áudio e resiliência de erros no estúdio, foi desenvolvido oferecer robustez no enlace entre estúdio e transmissor. Veja o link www.barix.com/products-by-area/broadcasting/redundix
 

O Redundix da Barix é uma solução que melhora a qualidade de um link de fluxo RTP usando dois mecanismos. O primeiro é o roteamento com tempo diversificado, onde o mesmo fluxo de áudio é enviado duas vezes pelo mesmo link, imediatamente na codificação.
O segundo é o roteamento divergente de caminho, onde dois fluxos são enviados usando redes separadas. No ponto de recebimento, todos os fluxos são armazenados em buffer e combinados em um fluxo final "reparado".


Graças a estas tecnologias um marco importante em transmissão por Ip foi alcançado, eliminando de
maneira fácil e acessível transmissões remotas ou ponto a ponto oferecendo qualidade padrão
Broadcast.

Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!

 

Artigo escrito por: Jorge Faria

Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM

www.stereotool.com.br

www.audiotx.com.br

 

 

Contato 

Audiotx 

Rua Porto Alegre, 263 Cabo Frio, RJ

Telefone: (22) 2648 - 9818 
Celular: (22) 99885 - 6062 (Vivo)

Celular: (22) 98102 - 7853 (Tim)

© Copyright Stereo Tool  2016.  Stereo Tool  Exclusivo