Stokkemask (ITU-R-SM.1268)
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Potência de Multiplex - Multiplex Power.
Stokkemask (ITU-R-SM.1268).
ITU-R-SM.1268 é um método de medição do desvio máximo da frequencia de FM.
Stereo Tool FM Box possui um analizador de espectro que analisa como o sinal de saída ficará após a modulação. Funciona realimentando o clipper em vários estágios, para controlar com muita precisão o espectro resultante. Usar esta ferramenta no Stereo Tool FM Box permite o controlar com precisao a distorção por multipatch (multipercurso). Este controle monitorado corretamente permite melhorar a intensidade na recepçao da emissora, pois permite reduzir distúrbios causados por sinais de estações mais fracas em frequências próximas.
Como consequência o sinal da radio chegará mais longe e com melhor qualidade.
Nota: Quanto mais amplo (wider) for o sinal da radio, mais distúrbios irá causar às emissoras com sinal mais fraco nas frequências adjacentes. Deve se ter cuidado neste ajuste pois ajustado com exagero aumenta a distorção por intermodulação reduzindo a intensidade do sinal recebido. Isto devido uma maior parte do espectro que ficará fora da faixa em que o receptor estará sintonizado. E recomendado critério neste ajuste
Artigo escrito por: Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM
(22) 2648-9818
(22) 9 9885-6062
Assinatura sônica
Saber analisar um som não é uma tarefa fácil. Por isso irei passar alguns conceitos que irão ajudar. Será abordado o que são os graves, médios e agudos.

Subgrave (20Hz aos 60Hz).
São graves profundos e as pessoas além de ouvi-lo, sentem seu corpo "vibrar".
Graves (60Hz à 250Hz).
Essa faixa determina o quão gordo ou magro os graves serão. As batidas de graves geralmente estão concentradas nesta faixa do espectro. Grande maioria dos sons da música moderna estão concentrados na área dos 90Hz à 200Hz. Na faixa dos 250Hz pode adicionar "calor" aos graves sem perda de definição.
Médio grave (250Hz à 640Hz).
Os médios graves contêm a maioria dos harmônicos graves dos instrumentos e geralmente é onde dá mais presença aos graves.
Na faixa dos 300Hz há um aumento da definição dos graves. Já uma proeminência na faixa de 500Hz pode fazer com que o som soe abafado.
Médios (640Hz à 2.5KHz).
Os médios são a frequência onde estão concentrados a maioria dos sons de instrumentos e vozes.
Médio agudos (2.5Khz a 5Khz).
É uma faixa de frequência onde nossos ouvidos costumam ser muito sensíveis, qualquer pequena mudança por aqui pode causar uma grande mudança no resultado do som ao final. Nessa faixa estão concentrados os ataques dos instrumentos de precursão e ritmo. Se tiver proeminência nessa área, pode adicionar mais presença, porém, uma adição excessiva na faixa dos 3Khz pode causar fadiga auditiva.
Agudos (5Khz à 20Khz).
Geralmente os agudos ajudam a dar mais clareza e definição ao som no geral. Porém em excesso podem causar um som muito irritante, fatigante.
Artigo escrito por: Jorge Faria
Data:14/03/2022
Consultor de Broadcast da Audiotx e Stereotool FM